ABRAVAClimatização e RefrigeraçãoDestaqueFebravaÚltimas Notícias

Comitê de Mulheres da ABRAVA apresentou novas estratégias, pesquisa inédita e debateu a evolução da presença feminina no AVACR

Já reconhecido como espaço de troca, inspiração e valorização da atuação feminina no setor AVACR, o Encontro de Mulheres da ABRAVA, em sua sexta edição, realizado no dia 11 de setembro, reuniu mais de 230, e superou todas as expectativas da gestão organizadora do evento.

Na pauta do VI Encontro troca de informações, um misto de anúncio de novidades marcantes sobre os próximos passos no planejamento do Comitê, apresentação de uma pesquisa inédita, a realização de um painel com importantes pontos, e palestra da comunicadora Izabella Camargo.

Para Juliana Reinhardt, “Foi emocionante ver como o VI Encontro de Mulheres da ABRAVA superou todas as expectativas, reunindo tantas profissionais dedicadas e engajadas no setor AVACR. Mais do que um espaço de troca e inspiração, vivenciamos momentos de conexão genuína, reflexões profundas e anúncio de novas estratégias que mostram o amadurecimento do Comitê. Sinto orgulho ao ver que o nosso trabalho vem fortalecendo a presença feminina, ampliando oportunidades e promovendo avanços reais. Esse evento reafirma o nosso compromisso de inspirar, conectar e desenvolver mulheres em todas as regiões do Brasil.”

Na abertura do Encontro, o presidente do Conselho de Administração da ABRAVA, Leonardo Cozac, deu o tom do que pode ser esperado para o próximo evento,” Vamos trabalhar para obter um espaço maior”, disse ele, após comemorar a casa cheia à sua frente.

Cozac parabenizou o Comitê pelo brilhante trabalho que tem feito, ao longo dos anos. Saudou mulheres e homens presentes, “É fundamental a participação masculina nessas discussões, a fim de que entendamos, todos nós, o atual momento vivido por elas”.

Finalizou suas considerações destacando o fato de que pela primeira vez, em 63 anos de história, a ABRAVA tem uma vice-presidente mulher, a Priscila Baioco, que é também uma das fundadoras e hoje membro atuante do Comitê.

A diretora da RX e da FEBRAVA, Tatiana Rassini, em seu pronunciamento, se disse emocionada ao ver tantas pessoas na sala. “Em uma indústria como essa, uma discussão como esta é obrigatória, não opcional. Contem comigo para esse evento só crescer daqui em diante”, acrescentou.

Juliana Reinhardt, presidente do Comitê de Mulheres da ABRAVA fechou a cerimônia de abertura, após o lançamento do primeiro vídeo institucional do Comitê ressaltando a presença do público recorde, e considerando “Um bom problema” o desafio de ter um espaço maior ainda em 2027.

Novidades

Segundo Juliana, o Comitê vem assumindo um rumo cada vez mais estratégico, e tem hoje em dia o desafio proposto pela gestão da ABRAVA de revisar algumas dessas diretrizes.

“O nosso propósito é ser uma força catalisadora para a construção de uma cultura inclusiva e respeitosa no setor AVACR, promovendo iniciativas que ampliem as oportunidades, valorizem e desenvolvam todas as mulheres”, afirmou. Tudo isso alinhado com os três pilares estratégicos do Comitê: inspirar, conectar e fortalecer” destacou.

“Temos no setor uma diversidade gigante de mulheres, tanto nas áreas técnicas como nas de liderança, que tem se desenvolvido”, acrescentou, tomando como referência casos concretos, alguns deles mencionados no próprio evento.

 Dentre as novidades a caminho, ela destacou os pilares de educação, liderança e regionalização, com ações que incluem mentorias individuais, treinamentos técnicos, banco de talentos feminino e um clube do livro. A regionalização por sua vez, visa expandir geograficamente a atuação do Comitê em todas as regiões do Brasil.

E, para a implantação de todas as ações do Comitê, novas gestoras agora fazem parte da liderança, são elas: Janaina Pereira – mediadora do Encontro; Angelica Men, Julliane Gomes e Liliane de Carvalho

Pesquisa do setor 2025

Na programação, em primeira mão, o resultado da 2ª edição da pesquisa sobre o perfil da presença feminina no AVAC-R, iniciativa idealizada e realizada pelo Comitê de Mulheres da ABRAVA e liderado pela Vice-Presidente, Ana Carolina Rodrigues.

“Nós tivemos um total de 292 respostas, cerca de 26% a mais com relação à pesquisa anterior, realizada cinco anos atrás”, informou ela, antes de mostrar na tela os detalhes de cada tópico estudado.

Em linhas gerais, Ana Carolina disse que o perfil predominante na área é o de mulheres casadas, tendo de um a dois filhos e que, apesar de avanços importantes, restam grandes desafios a vencer neste campo.

Do lado das conquistas, Ana destaca a redução das percepções de desigualdade salarial, o aumento nos cargos de liderança ocupados por mulheres, foi constatado um aumento 7,5% e aumento da representatividade na liderança para 27,1%. Avançamos, mas temos muito trabalho especialmente ao “degrau quebrado” enquanto os homens sobem, em média, quatro degraus ao longo da carreira, as mulheres sobem apenas dois como é apontado na pesquisa da Mc Kinsey e refletido também na nossa.

Painel

O painel Equilíbrio em Movimento: Carreira, Saúde Mental e Qualidade de Vida das Mulheres no AVACR, mediado pela presidente do Comitê, reuniu profissionais multidisciplinares para um debate acerca dos dilemas de jornada tripla, produtividade sustentável, saúde mental e estratégias para conciliar vida profissional e pessoal entre as Mulheres no setor AVACR.  O momento contou com as participações de Aline Rosa, VP de RH da RX Américas; André Peixoto, Diretor Sênior para a América Latina na Samsung Electronics, e Priscila Baioco, executiva com mais de 25 anos de atuação no setor, e Diretora da Armstrong.

A presença dos convidados enriqueceu o painel ao trazer relatos autênticos do cotidiano, incluindo experiências pessoais que foram compartilhadas durante o evento. Essas histórias provocaram reflexões importantes e levantaram questões relevantes, como o momento ideal para engravidar, os desafios de conciliar trabalho e maternidade, e o papel da liderança diante da gravidez de uma profissional. Todas as contribuições foram inspiradoras.

Fechando a programação, palestra “Mais Tempo, menos estresse” de Izabella Camargo 

Um lapso de memória de Izabella, há 9 anos, em pleno ar em uma emissora de TV, tornou-se emblemático quando o assunto é bournout. Sua carreira migrou para o campo de recursos humanos, no qual hoje se tornou renomada especialista, autora de livros e palestrante.

De forma inteligente e descontraída, a comunicadora Izabella Camargo falou a respeito da administração do estresse no trabalho, do dia a dia das mulheres, dos limites que ultrapassam a saúde mental, com uma palestra que convidou o público a repensar o conceito de produtividade sustentável.

Vale destacar que, 50 participantes do evento foram contempladas com o livro “Dá Um Tempo! Como Encontrar Limite Em Um Mundo Sem Limites” escrito por Izabella, ao serem as primeiras inscritas no clube do livro, uma das primeiras ações da nova gestão. E pela primeira vez o Comitê realizou uma ação de responsabilidade social ao converter o valor dos ingressos em produtos de higiene pessoal que serão doados para as adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Chiquinha Gonzaga, em São Paulo.

O Encontro de 2025 contou com o patrocínio das empresas:  Copeland, Daikin, Heating Cooling, Indústrias TOSI e Trane. E as copatrocinadoras: Armacell, Bitzer, Chiller Peças, Full Gauge, IVTEC, Projelmec, e Sicflux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *