Grupo Mecalor conquista certificação AHRI e inaugura nova era de testes em chillers na América Latina
O Grupo Mecalor alcançou um marco inédito no setor de climatização de precisão e refrigeração ao receber a certificação AHRI (Air-Conditioning, Heating, and Refrigeration Institute) para seu laboratório de testes, o MecaLabs, inaugurado em 2023. O anúncio desse reconhecimento foi feito pelo CEO do Grupo Mecalor, eng. George Szego, que destacou a importância da certificação como validação internacional da excelência técnica e da capacidade do laboratório em realizar testes com alto padrão de confiabilidade e precisão.
Localizado em São Paulo, o calorímetro é o primeiro do Hemisfério Sul apto a realizar testes de performance e certificação em chillers de grande porte, voltados aos mercados de HVAC-R, data centers e aplicações industriais sensíveis.

Com a aprovação do MecaLabs como laboratório de testes testemunhados, a empresa passa a integrar oficialmente o seleto grupo global autorizado a realizar ensaios conforme os rigorosos critérios técnicos da AHRI. A certificação foi conquistada em duas etapas: primeiro com a aprovação do laboratório, por meio de testes realizados em um chiller da linha RLAC (a linha RLAC não foi toda certificada ainda) e, em seguida, com a certificação do produto — no caso, os chillers de capacidade variável da linha VLC, da marca Klimatix.
“A certificação AHRI representa um divisor de águas para o nosso projeto de internacionalização e posicionamento técnico”, afirma o engenheiro Guilherme Gomes, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Mecalor e responsável pelo projeto. “A Klimatix passa a competir com as maiores fabricantes globais com base em critérios técnicos reconhecidos internacionalmente. É um selo de excelência que comprova a performance dos nossos equipamentos de forma transparente e auditada.”
A certificação permite que os chillers Klimatix operem em igualdade de condições nos mercados mais exigentes do mundo, como Estados Unidos, onde esse tipo de validação é mandatória, e na América Latina, onde é bem-vista pelo mercado em função da concorrência com grandes player. “Ela garante ao cliente a segurança de que a máquina entregue corresponde exatamente às simulações e parâmetros apresentados em projeto. É o elo entre engenharia de ponta e confiabilidade de operação”, complementa Gomes.
Com capacidade atual para certificar chillers a ar de aproximadamente 250 TRs , o MecaLabs foi planejado para chegar a 450 TRs, atendendo à crescente demanda por sistemas de grande capacidade e alta eficiência energética. Embora já apto a realizar testes com condensação a água, neste primeiro momento, o escopo da certificação contempla exclusivamente chillers com condensação a ar, segmento responsável por cerca de 90% do volume de vendas da empresa.
A marca AHRI Certified® indica que os produtos atendem aos padrões de desempenho rigorosos estabelecidos pelo AHRI. Para mais informações, acesse www.ahrinet.org.”