Commvault lança solução de sala limpa em Nuvem para recuperação de dados
O Commvault Cleanroom Recovery permite restaurar a infraestrutura contaminada após um ataque de ransomware, acelerando o processo de recuperação e reduzindo o tempo de inatividade
A Commvault, fornecedora global de soluções de resiliência cibernética e proteção de dados para a Nuvem híbrida, anunciou nesta segunda-feira (28/4) sua oferta Cleanroom Recovery que inaugura uma nova era na recuperação de ponta a ponta após ataques cibernéticos. Estudos mostram que as empresas levam 24 dias, em média, para se recuperar após um incidente cibernético. Grande parte desse tempo não é gasto apenas recuperando os dados, mas também a infraestrutura – bancos de dados, aplicativos e sistemas operacionais – que alimentam e executam os dados. A Commvault acelera o processo de recuperação da infraestrutura, trazendo o que é chamado de “Factory Reset” para a tecnologia de sala limpa.
Com a redefinição de fábrica, que geralmente está disponível hoje, após a ocorrência de um ataque, as empresas podem restaurar rapidamente sua infraestrutura em uma sala limpa, usando uma imagem pré-definida, validada e limpa e, ao contrário das redefinições tradicionais, oferece um ponto de recuperação personalizável no tempo. Esse avanço, também conhecido como “pave/repave”, é significativo por alguns motivos. Primeiro, as empresas não precisam se preocupar em restaurar a infraestrutura contaminada por ransomware. A imagem é reforçada e verificada com antecedência. Em segundo lugar, depois que a infraestrutura é restaurada, as organizações podem reidratar rapidamente esses sistemas com dados, ajudando a acelerar o processo geral de recuperação. Em terceiro lugar, com a redefinição de fábrica, os administradores podem se concentrar na validação dos dados recuperados na sala limpa, em vez de se preocupar com a infraestrutura subjacente.
“O Commvault Cleanroom Recovery não se trata apenas de ter um ambiente isolado, ele oferece resultados tangíveis que impactam os negócios. Anteriormente, a recuperação podia levar mais de sete horas, causando interrupções significativas. Hoje, nosso ambiente de sala limpa garante tempo de espera zero para a maioria dos aplicativos – os serviços ficam prontos instantaneamente”, disse Nate Hauenstein, diretor de Infraestrutura e Operações Globais de TI da Chart Industries. “Reduzir esse tempo de inatividade tão drasticamente é fundamental – minimiza a interrupção, protege a receita e prova o valor de investir em soluções de recuperação avançadas e validadas como a Commvault”, comentou.
Verificação de ameaças na Nuvem da Commvault + sala limpa
A Commvault não está focada apenas na recuperação de infraestrutura limpa, mas também em dados limpos após um ataque cibernético. É por isso que a Commvault também está trazendo seus recursos de verificação de ameaças para o Cleanroom Recovery. Com o Commvault Cloud Threat Scan, as organizações podem verificar seus dados recuperados em uma sala limpa como outra maneira de garantir que seus dados estejam limpos. Isso dá às equipes de segurança e TI uma camada adicional de confiança e pode ajudar as empresas a permanecerem em um estado de negócios contínuos após a greve de agentes mal-intencionados.
Estendendo a recuperação de salas limpas para provedores de serviços gerenciados
À medida que mais e mais empresas determinam o que é necessário para ser minimamente viável após um ataque, os Provedores de Serviços Gerenciados (MSPs) também estão focados em ajudar as empresas a serem resilientes. A Commvault agora está estendendo o poder do Cleanroom Recovery aos MSPs para que eles possam oferecer essa tecnologia aos seus clientes.
“Estamos entusiasmados com os novos aprimoramentos do Cleanroom Recovery. A integração com o Commvault Cloud Threat Scan é um diferencial no mercado, oferecendo detecção e resposta a ameaças em tempo real. Além disso, a recuperação automatizada de compartilhamentos de arquivos e a redefinição de fábrica com recursos de pavimentação/repavimentação reduzem significativamente o tempo de inatividade e ajudam a garantir que os sistemas de nossos clientes sejam restaurados a um estado original”, disse Greg Jehs, vice-presidente de Serviços Gerenciados da Meridian IT. “Simplificando, a inovação e o crescimento contínuos em torno da Cleanroom Recovery nos permitem oferecer aos nossos clientes o melhor serviço possível”, completou.
Promovendo a resiliência
Esses avanços com o Cleanroom Recovery se baseiam em recursos anunciados anteriormente que capacitam as empresas a promover a resiliência. Por exemplo, com o Cleanroom Recovery, as organizações têm a capacidade de testar rápida e regularmente e, se necessário, testar novamente seus planos de recuperação cibernética com facilidade em toda a infraestrutura de TI. Além disso, o AI-enabled Cleanpoint Validation permite que os clientes identifiquem automaticamente o último ponto de recuperação limpo. E, com o Cleanroom Recovery, os usuários podem personalizar as sequências de recuperação, para que os dados sejam recuperados em uma ordem lógica.
“Quando construímos o Cleanroom Recovery, nós o arquitetamos intencionalmente como uma solução nativa da Nuvem para mudar fundamentalmente a forma como as organizações abordam a recuperação – não apenas após um incidente, mas proativamente por meio de testes automatizados e de alta frequência”, disse Pranay Ahlawat, diretor de Tecnologia e IA da Commvault. “Ao contrário das abordagens tradicionais, as salas limpas baseadas em Nuvem permitem que os clientes criem vários ambientes de recuperação isolados em paralelo, sem preocupações com firmware comprometido ou hardware subjacente. E não estamos parando na recuperação de dados – estamos dobrando a recuperação, automação e orquestração de infraestrutura. À medida que os agentes de ameaças se tornam mais sofisticados, estamos ajudando nossos clientes a se manterem à frente com inovação agressiva e resiliência operacional em escala”, finalizou.